A década de 60 foi muito importante para a humanidade, uma época marcada por grandes acontecimentos, movimentos sociais a favor do homossexualismo e dos negros, o feminismo grandes fatos que até a década de 50 era inaceitável e tudo que fugia do contexto econômico, político e cultural era visto com muito preconceito e a partir dos anos 60 as pessoas começaram a falar o que pensam e lutarem por seus ideais. Durante esta década os movimentos hippies já podiam ser vistos em diversos países, o rock predominava a década e no final entre os anos de 1966 e 1968 os gostos, comportamentos e tudo mais influenciavam os jovens a experiências com drogas, protestos juvenis, revolução sexual e a perda da inocência. Nomes como Bob Marley, Led Zappelin, Tina Turner, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Aretha Franklin, Joe Cocker, Janis Joplin, Elvis Presley, The Doors, Bee Gees, The Beatles, Brigitte Bardot, Audrey Hepburn, Allen Ginsber, Marlyn Monroe, Ray Charles, The Rolling Stones, Frank Sinatra, Pink Floyd, Joe Cocker, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Rita Pavone, Elis Regina, Maysa Matarazzo, Erasmo Carlos, Chico Buarque, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Gal Costa, Maria Bethânia, Yoko Ono, Ronnie Von entre outros marcaram o mundo tanto na música quanto no cinema de uma forma ou de outra estes nomes representam a década de 1960.
A música desta década passava por uma grande fusão como conseqüência das revoluções sociais, políticas e econômicas, o rock predominava mais fazia de todos os gostos uma mistura dando origem a muitos outros estilos musicais.
 |
The Rolling Stones |
 |
The Who |
♦ Os Beatles comandam a Invasão Britânica, ou British Invasion, no rock, seguidos por The Rolling Stones, The Who, The Kinks e vários outros.
Surge a música de protesto, com Bob Dylan, Joan Baez, Peter, Paul and Mary, entre outros, já nos primeiros anos da década.
O Rock and Roll ganha crescente popularidade no mundo, associando-se ao final da década à rebeldia política.
 |
The Beatles |
No início da década o rock recebeu no Brasil o nome de iê-iê-iê, uma livre tradução do refrão da música She Loves You, dos Beatles: "She Loves You, Yeah, Yeah, Yeah!".
The Beatles - She Loves You
Nenhum comentário:
Postar um comentário