Anos 60


A década de 60 foi muito importante para a humanidade, uma época marcada por grandes acontecimentos, movimentos sociais a favor do homossexualismo e dos negros, o feminismo grandes fatos que até a década de 50 era inaceitável e tudo que fugia do contexto econômico, político e cultural era visto com muito preconceito e a partir dos anos 60 as pessoas começaram a falar o que pensam e lutarem por seus ideais. Durante esta década os movimentos hippies já podiam ser vistos em diversos países, o rock predominava a década e no final entre os anos de 1966 e 1968 os gostos, comportamentos e tudo mais influenciavam os jovens a experiências com drogas, protestos juvenis, revolução sexual e a perda da inocência. Nomes como Bob Marley, Led Zappelin, Tina Turner, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Aretha Franklin, Joe Cocker, Janis Joplin, Elvis Presley, The Doors, Bee Gees, The Beatles, Brigitte Bardot, Audrey Hepburn, Allen Ginsber, Marlyn Monroe, Ray Charles, The Rolling Stones, Frank Sinatra, Pink Floyd, Joe Cocker, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Rita Pavone, Elis Regina, Maysa Matarazzo, Erasmo Carlos, Chico Buarque, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Gal Costa, Maria Bethânia, Yoko Ono, Ronnie Von entre outros marcaram o mundo tanto na música quanto no cinema de uma forma ou de outra estes nomes representam a década de 1960.
A música desta década passava por uma grande fusão como conseqüência das revoluções sociais, políticas e econômicas, o rock predominava mais fazia de todos os gostos uma mistura dando origem a muitos outros estilos musicais.


The Rolling Stones
The Who
                                                          

♦ Os Beatles comandam a Invasão Britânica, ou British Invasion, no rock, seguidos por The Rolling Stones, The Who, The Kinks e vários outros.
Surge a música de protesto, com Bob Dylan, Joan Baez, Peter, Paul and Mary, entre outros, já nos primeiros anos da década.
O Rock and Roll ganha crescente popularidade no mundo, associando-se ao final da década à rebeldia política.

The Beatles
No início da década o rock recebeu no Brasil o nome de iê-iê-iê, uma livre tradução do refrão da música She Loves You, dos Beatles: "She Loves You, Yeah, Yeah, Yeah!".
The Beatles - She Loves You


Na música erudita, começa a se desenvolver o minimalismo, a partir das obras de Philip Glass.
Em 1963 surge o Clube da Esquina, importante conjunto musical mineiro, com Milton Nascimento e os irmãos Borges.

The Beatles
                            
Chega aos cinemas em 1964 o primeiro filme dos Beatles, A Hard Day's Night. No Brasil recebeu o nome Os Reis do Iê, Iê, Iê.
Os Beatles fazem um show histórico no Shea Stadium,em 1965.Eram cerca de 55.000 pessoas.
Em 1965 Elis Regina interpreta Arrastão, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo, e com isso surge a MPB, ou Música Popular Brasileira, no Festival de Música Popular Brasileira da TV Record.


O programa Jovem Guarda estréia em 1965, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. O programa de tevê acaba gerando o movimento com o mesmo nome, onde os jovens tiveram pela primeira vez um espaço, lhes permitindo uma identidade própria, pois foi a primeira vez que se era dedicada aos adolescentes uma parte do cenário cultural.
Rolling Stones ao lado dos Beatles a banda mais importante da década de 1960.
Em 1966, Chico Buarque se revela ao público brasileiro com a canção, "A Banda", interpretada por Nara Leão, durante o Festival de Música Popular Brasileira, transmitido pela TV Record (a canção empata em primeiro lugar com "Disparada" de Geraldo Vandré).
Ainda em 1966 os Beatles anunciam que não faram mais shows ao vivo.Consequência do comentário infeliz de John Lennon,na qual ele criticava o Cristianismo,dizendo que os Beatles eram mais populares que Jesus.Neste mesmo ano a banda lança o álbum Revolver com a imortal canção,Yellow Submarine.

The Beatles - Yellow submarine


Em 1966, o grupo The Jackson 5 é formado pelos irmãos da família Jackson, o grupo não faz sucesso na década de 60, estourando apenas na década de 70, mas foi o grupo que lançou Michael Jackson na carreira musical, quando o mesmo ainda era uma criança.
Surge o Movimento Tropicália, em 1967. Com Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto.
Em 1967 os Beatles lançam aquele que é considerado o melhor álbum da história: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. O álbum se tornou um dos discos mais vendidos da história e tido como o mais influente.
Ainda em 1967, surge o primeiro festival de rock Monterey Pop Festival, ou Festival Pop de Monterey, na California. Organizado por Lou Adler, John Phillips (The Mamas & The Papas) e Derek Taylor o festival foi a estréia de The Jimi Hendrix Experience, com Jimi Hendrix; Big Brother and the Holding Company, com Janis Joplin e Otis Redding.
Os Beatles lançam o álbum branco,sendo esse um dos discos mais influentes da história do Rock.
No mesmo ano de 1968, Elvis lança o especial de TV,Elvis NBC TV Special.O especial fez muito sucesso.
Em Janeiro de 1969,a banda The Beatles dá sua última performance pública, no telhado da Apple Records. A polícia interrompeu a performance,mas o show ficou na história.
O primeiro dia do festival de Woodstock.

Ficheiro:Woodstock redmond crowd.JPG
O primeiro dia do festival do Woodstock
Em 1969 ocorre o Festival de Woodstock, nos EUA, com apresentações ao vivo de Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, The Who, Sly and Family Stone, Carlos Santana, entre outros lendários do rock clássico.O festival se tornou o símbolo da união entre Rock e paz e amor.Jovens se reuniam para desfrutar de três dias de paz,amor e música.
Em 1969,o ex integrante da banda Rolling Stones,Brian Jones é encontrado morto na piscina da sua casa em Sussex.

The Doors

Também em 1969,a banda The Doors lança o álbum The Soft Parade,com canções como Touch me.



Em março de 1969, John Lennon e Yoko Ono realizaram o primeiro "Bed-in for Peace" no hotel Hilton em Amsterdam, nos Países Baixos. "Bed-ins" era conferências de imprensa em favor da paz, realizados em uma cama de hotel.Essas conferências ficaram famosas no mundo inteiro,como um dos simbolos da luta pela Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário