Rock n' Roll



Rock in roll surgiu no inicio dos 50 através de uma combinação de diversos gêneros musicais. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Ele começou a gerar vários sub-gêneros
____________________________________________________
Subgêneros: Acid rock · Art rock · Beat · Blues-rock · Cello rock · Country rock · Folk rock · Funk rock · Glam rock · Hard rock · Heavy metal · Iê-iê-iê · Invasão Britânica · Jam · Jazz rock · Krautrock · Piano rock · Pop rock · Power pop · Pub rock · Punk rock · Rap rock · Rockabilly · Rock alternativo · Rock and roll · Rock cômico · Rock cristão · Rock de garagem · Rock eletrônico · Rock instrumental · Rock latino · Rock progressivo · Rock psicodélico · Rock sinfônico · Samba-rock · Soft rock · Southern rock · Space rock · Stoner rock · Surf rock
______________________________________________________
Em 1951, em Cleveland, Ohio, o DJ Alan Freed começou a tocar rhythm and blues para uma audiência multi-racial. Freed é creditado como o primeiro a utilizar a expressão 'rock and roll' para descrever a música. No entanto, o termo já tinha sido introduzido ao público dos EUA, especialmente na letras de muitas gravações rhythm and blues.

'Rock and Roll' Harris


Até então, a frase rocking and rolling (balançar e rolar), conforme uma gíria laica negra para dançar ou fazer sexo, apareceu em gravações pela primeira vez em 1922, na canção My Man Rocks Me Com Um Steady Roll, de Trixie Smith. Mesmo antes, em 1916, o termo rocking and rolling foi usado com uma conotação religiosa, no registro fonográfico de The Camp Meeting Jubilee, gravado por um quarteto masculino desconhecido.


My Man Rocks Me



Rocking era um termo usado por cantores negros gospel no Sul dos Estados Unidos para dizer algo semelhante ao êxtase espiritual. Pela década de 1940, no entanto, o termo foi usado como um duplo sentido, referindo-se pretensamente a dançar, mas também com o significado de implícito de sexo, como em "Good Rocking Tonight", de Roy Brown.
O termo era muitas vezes utilizados em conjunto (rocking and rolling) para descrever o movimento de um navio no mar, o cantor country Tommy Scott usou o termo para se referir ao movimento de um trem na ferrovia, em 1951.
Durante a guerra do Vietnã, o termo "Rock and Roll" se referia ao disparo com uma arma automática (geralmente o fuzil M-16), empunhando a arma no quadril como uma guitarra. Era muitas vezes utilizado o termo "Let's Rock and Roll"

Rockabilly

O termo "rockabilly" é um veio de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu enormemente ao desenvolvimento do gênero. Rockabilly", geralmente (mas não exclusivamente) se refere ao tipo de rock and roll, que foi tocado e gravado em meados dos anos 1950 por cantores brancos, como Elvis Presley, Carl Perkins e Jerry Lee Lewis, que tinha bastante influência da música country. Muitos outros cantores populares de rock and roll da época, tais como Fats Domino, Chuck Berry e Little Richard, vieram da tradição do rhythm and blues negro, faziam músicas que atraiam a plateias brancas, e normalmente não são classificados como "rockabilly".

O primeiro grande concerto de rock and roll, foi "Moondog Coronation Ball", em 21 de março de 1952


That's All Right


Rock Around the Clock




Estilo de dança  
Desde o seu início na década de 50 até o início dos anos 60, a música rock and roll gerou novos estilos de danças. Adolescentes encontraram no ritmo irregular do Contratempo a brecha para reavivar a dança jitterbug da era das big bands. Danças Sock-hops, de ginásio ou de festas em porões residenciais tornaram-se uma mania, e os jovens norte-americanos assistiam ao programa de televisão American Coreto, apresentado por Dick Clark, para se manter atualizados sobre os mais recentes estilos de dança e moda. A partir de meados dos anos 1960, quando o 'rock and roll' gradualmente tornou-se 'rock', este influenciou danças de gêneros musicais seguintes, começando pelo twist, e conduziu em direção ao funk, disco, house e techno.

Mv5bmja2nzuwmzc1ov5bml5banbnxkftztywmdkynzu2._v1._sx450_sy301__largeRock britânico
O movimento trad jazz e vinda de artistas de blues para a Grã-Bretanha, e a versão de Lonnie Donegan para "Rock Island Line" em 1955 a música skiffle passou a inspirar muitos jovens a terem um caminho musical. Na Grã-Bretanha, bandas de skiffle, gravaram em pleno florescimento da cultura entre os jovens antes da era do rock, cor e barreiras foram deixando de ser um problema com a ideia de separar "race records" já estava chegando ao fim. Inúmeros jovens britânicos escutavam R&B e os pioneiros do rock e começaram a formar suas próprias bandas. A Grã-Bretanha se tornou rapidamente um novo centro de rock and roll. Isso proporcionou diretamente formação de grupos como The Beatles, em Liverpool, The Rolling Stones e The Yardbirds, em Londres, The Animals em, Newcastle, e Them, em Belfast . Nos EUA, esses grupos se tornaram conhecidos como parte da Invasão Britânica.

Beatles - Twist And Shout

2 comentários: